Sabemos que a ergonomia é um fator importante para o setor de saúde ocupacional de uma empresa. A gestão em ergonomia permite que toda a equipe de saúde e segurança tenha profundo conhecimento sobre os possíveis problemas que podem levar a um passivo trabalhista e tributário. Além disso, a ergonomia passou a ser uma informação obrigatória dentro do PGR, que veio a substituir o antigo PPRA. Assim sendo, as informações de ergonomia da empresa devem ser exportados para o e-social, da mesma forma que devem ser disponibilizadas aos auditores fiscais do trabalho em uma eventual fiscalização, sob risco de multas caso não compreenda o que é preconizado pela Norma Regulamentadora 17 (Ergonomia).
Uma vez mapeados todos os aspectos relacionados ao ambiente de trabalho (Análise Ergonômica do Trabalho e Análise Ergonômica Preliminar), correlacionamos tais aspectos a diversas outras características inerentes a saúde ocupacional, como epidemiologia de doenças na empresa, setores de maiores afastamentos, queixas mais frequentes, etc. Dessa forma, temos os fatores como ponto de partida para mitigação de riscos. Para que tenha total efetividade, o Comitê de Ergonomia (COERGO) deve ser formado por diversos representantes da planta, como equipe do ambulatório, gerente da planta, supervisores e engenharia. Dessa forma, o trabalho é feito de forma multiprofissional, o que mostra-se eficaz na mitigação de riscos sem comprometer a produtividade. Ao detectarmos necessidades de melhorias, os assuntos são discutidos com os membros do COERGO, as melhorias serão realizadas e a Análise Ergonômica será constantemente atualizada.
A gestão e melhoria contínua sobre a Ergonomia é de grande importância para mitigações de risco e redução dos custos com FAP / GILRAT, absenteísmo, sinistralidade e reclamações trabalhistas. Nossa equipe tem a responsabilidade de coordenar o Comitê de Ergonomia dos nossos clientes, oferecendo informações importantes ao ambulatório da empresa, à equipe de saúde e segurança e ao departamento de RH. Além disso, as melhorias em ergonomia realizadas serão atualizadas para que sejam informadas corretamente ao E-Social, reduzindo o risco de geração de NTEP.