Como reduzir custos na sua empresa com a saúde ocupacional?

FB Perícias

A saúde ocupacional é fundamental para garantir qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores. Ela se preocupa com a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de promover um ambiente laboral seguro e saudável.

Investir em saúde ocupacional não é só benéfico para os trabalhadores, mas também para as empresas, que podem reduzir custos com afastamentos e processos trabalhistas, além de aumentar a produtividade e satisfação dos funcionários.

Para entender melhor sobre o tema, no post de hoje vamos compreender mais como investir na saúde ocupacional de seus colaboradores pode ser estratégico para uma organização.

O que é e qual a importância da saúde ocupacional?

De acordo com o portal Porto Seguro, a saúde ocupacional é uma área da saúde que surgiu da necessidade de cuidar do bem-estar dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho.

A saúde ocupacional tem como intuito principal prevenir que acidentes e doenças aconteçam durante ou por causa do trabalho.

Dessa forma, é importante compreender os hábitos e a rotina dos trabalhadores, promovendo bem-estar físico e emocional para toda a equipe.

Vale lembrar que a saúde ocupacional é um direito do trabalhador pautado em uma legislação pelo Ministério do Trabalho. Isso significa que a saúde ocupacional não é apenas uma vantagem que uma empresa pode oferecer para seus funcionários, mas sim uma obrigação que a empresa deve seguir para evitar irregularidades.

Isso porque o não cumprimento das regulamentações das condições do trabalho podem afetar financeiramente a empresa, assim como prejudicar a sua reputação diante o mercado de trabalho.

Quando uma empresa não segue tais regulamentações e recomendações, podem ser gerados conflitos trabalhistas, tais como ações judiciais, seja por causa de acidentes de trabalho ou por doenças do exercício das atividades dos colaboradores.

Como reduzir os custos com saúde ocupacional na empresa?

A saúde ocupacional não deve ser negligenciada pela empresa. É importante lembrar que garantir uma prevenção adequada de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho é muito mais do que apenas seguir as leis. É uma maneira de assegurar um bom ambiente de trabalho, melhorando a produtividade da equipe e, consequentemente, melhorar o desempenho da organização como um todo.

Entenda como reduzir os custos trabalhistas com a saúde ocupacional (fonte: portal Ponto Tel):

Promova ergonomia no trabalho

A Ergonomia é uma pauta inclusa nas leis trabalhistas que tem como objetivo estabelecer parâmetros e condições de trabalho para proporcionar mais conforto, segurança e bom desempenho dos trabalhadores.

Dessa forma, todos os profissionais precisam trabalhar de maneira minimamente confortável e é por meio da ergonomia que se pode oferecer esse bem-estar.

Elabore um programa de bem-estar

Programas de bem-estar são uma ótima forma de conscientizar os funcionários sobre diversos assuntos dentro da saúde ocupacional.

Além de oferecer muita informação, um programa de bem-estar também pode proporcionar uma melhor satisfação por parte dos colaboradores, fazendo com que se sintam respeitados e valorizados pela empresa.

Um programa de bem-estar pode conter palestras, campanhas de prevenção, eventos sociais e vários outros componentes para estimular os trabalhadores a cuidarem de sua saúde.

Estimule os colaboradores a usarem o seu convênio médico

Muitas empresas oferecem descontos generosos para que o funcionário opte pelo benefício do convênio médico. Mas, infelizmente, nem todos que possuem o convênio fazem uso do mesmo.

É muito interessante que a própria empresa estimule seus funcionários a utilizarem seus convênios, colaborando com a saúde física e mental dos indivíduos e do ambiente de trabalho.

Flexibilização da jornada de trabalho

Oferecer uma melhor flexibilidade da jornada de trabalho é uma boa maneira de minimizar desgastes emocionais, sobrecarga de trabalho e improdutividade dos colaboradores.

Com uma maior autonomia de seus horários, os funcionários podem gerar melhores resultados para a organização, já que sua saúde mental e física está sendo resguardada.

Vale lembrar que essa flexibilização deve ocorrer somente quando a empresa possui estrutura o suficiente para manter tal formato, caso o contrário é preferível optar por outros caminhos.

Conte com uma equipe especializada em saúde ocupacional  

Contratar uma empresa terceirizada especializada em saúde ocupacional traz inúmeras vantagens para as organizações.

Essas empresas têm conhecimento e experiência para identificar e avaliar riscos, implementar medidas de prevenção e promover um ambiente de trabalho saudável.

Além disso, elas podem oferecer diversas outras ações, tais como:

·· Exames Admissionais;
· Exames Periódicos;
· Exames Demissionais;
· Programas de Prevenção de Doenças Ocupacionais;
· Treinamentos para os funcionários;
· Dentre outros.

Com isso, a empresa pode reduzir drasticamente seus custos trabalhistas como afastamentos e processos trabalhistas, bem como melhorar a produtividade e satisfação de seus funcionários.

Redução de custos trabalhistas é com FB Perícias

Se sua empresa quer reduzir custos investindo na saúde ocupacional de seus colaboradores, conte com a FB Perícias: temos 12 anos de experiência em medicina ocupacional e segurança do trabalho.

Oferecemos soluções completas e personalizadas para empresas, tais como: assistência técnica em perícias médicas, perícias ergonômicas, análise ergonômica do trabalho, treinamento em ergonomia (NR-17) e muito mais.

Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco e conte com toda a experiência técnica da FB Perícias para auxiliar a sua empresa em saúde e segurança no trabalho de forma profissional e muito qualificada.

Fale Conosco